top of page

Coordenação Local de Estágios e Vivências

 

A Coordenação Local de Estágios e Vivências tem como principal objetivo permitir que o estudante brasileiro participe de experiências de intercâmbio, as quais além de proporcionar conhecimento técnico científico, possibilitem o intercâmbio cultural, de ensino e vivências, e que o insiram no contexto mundial de saúde, para que esteja ciente de sua responsabilidade social como profissional de saúde. Tudo isso, com um custo relativamente mínimo e sob um processo seletivo baseado no empenho acadêmico, bem como na participação e envolvimento com atividades relacionadas à educação em saúde e à formação médica.

SCOPE

Standing Committee on Practical Exchange – SCOPE é um programa de intercâmbios internacionais em prática médica, o qual visa à aquisição de conhecimentos médicos, a troca de experiências culturais e a participação em programas sociais em um país estrangeiro. Quando selecionado, o estudante participa de um estágio em um hospital/unidade de saúde de uma das universidades participantes, no país escolhido.

 

Esse programa oferece a oportunidade única de uma experiência educacional e cultural. Além disso, há também a contribuição para que os estudantes ampliem sua visão em relação à saúde e à sociedade. As oportunidades podem ser em todos os campos clínicos e pré-clínicos em Medicina, e realizados até seis meses após a graduação, dependendo das Exchange Conditions do país. A duração usual do estágio é de quatro semanas, e acontece em inglês ou na língua oficial do lugar de destino.

EN

Os Estágios Nacionais surgiram no primeiro semestre de 2005, derivados do antigo programa PINEM (Programa de Intercâmbio Nacional dos Estudantes de Medicina). Em 2011, foi retomado, mas tem encontrado entraves operacionais, em virtude da Lei dos Estágios em vigor.

 

Este programa permite aos estudantes realizarem um estágio em outra cidade ou estado do país.  Dura de três a quatro semanas; estando inclusos no estágio a hospedagem em casa de outro estudante de Medicina e pelo menos uma refeições ao dia.

NBChina
SCORE

Standing Committee on Practical Exchange – SCORE, por sua vez, proporciona ao estudante a experiência única de se envolver em atividades de pesquisa clínica ou pré-clínica em um país estrangeiro. O intercambista passa a fazer parte de um grupo de pesquisa existente e é acompanhado por um tutor. Ele será orientado quanto aos princípios básicos da pesquisa, tais como: estudo de literatura, coleta de informações, elaboração de artigo científico, trabalho em laboratório, aspectos estatísticos e éticos.

 

O desenvolvimento do estágio depende diretamente do conhecimento prévio do assunto que o estudante tem e mais ainda do interesse demonstrado. A possibilidade de participar de uma pesquisa em outro país contribui para ampliar o horizonte profissional e humanístico; introduz uma abordagem diferente à pesquisa, à educação médica, aos cuidados de saúde e à ética. Através deste programa esperamos contribuir para a cooperação internacional e para o entendimento global de que a pesquisa vai além dos laboratórios e tem grande importância na vida das pessoas. 

NBC

O Núcleo Brasil-Cuba – NBC é um programa de intercâmbio entre Brasil e Cuba, com a proposta de proporcionar aos acadêmicos de medicina de ambos os países a oportunidade de conhecer os sistemas de saúde do país anfitrião em todos os seus níveis de estruturação. É resultante de uma parceria entre a DENEM e a Federação Estudantil Universitária de Cuba – FEU.

 

O estagiário tem a oportunidade de conhecer o sistema de saúde na cidade de Havana e de visitar centros de saúde dessa cidade, além de conhecer a Universidade de Havana e de conversar com os estudantes cubanos, para entender como se estrutura a educação médica neste país.

Com duração de quatro semanas, a vivência se dará a partir do curso “Miraculous Journey to Explore Traditional Chinese Medicine Exploration” em oferecido pela Universidade de Xangai, para os estudantes de medicina brasileiros juntamente com estudantes de todo o mundo. Esse curso compreende aulas práticas e teóricas nos principais temas em medicina chinesa como também aulas básicas de inserção na língua Chinesa associado à imersão cultural.

 

Na segunda etapa, estudantes chineses vão experimentar uma vivência em medicina no Brasil também no período de 21 dias não só no ambiente universitário e/ou nas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS), como também participar de atividades que discutem temas como educação médica e sistema de saúde.

© 2015 por Centro Acadêmico de Medicina da UFV

  • Facebook Round
bottom of page